Por muito tempo tive horror à ideia (tão aceita pelas pessoas em geral) de que expectativa é sinônimo de decepção. De que é melhor não esperar nada porque "se acontecer seremos surpreendidos, se não acontecer não ficaremos frustrados."
Sempre achei esse pensamento medíocre. Mas então o tempo passou, acrescentei alguns aninhos e experiências em meu currículo de vida e então me vi vivendo como a maioria. Acreditando que de fato se surpreender é melhor.
Ninguém gosta da possibilidade de se frustrar, de se decepcionar, então aparentemente pensar dessa maneira soa mais inteligente.
Mas por algumas vezes me senti confrontada dentro de mim mesma se isso realmente é o mais sábio.
Em determinadas situações é evidente que criar expectativas é tolice, mas será que isso se aplica à tudo? Será que devo fazer disso um "estilo de vida?" Será que não devo ter expectativas a respeito de nada na vida? Absolutamente NÃO!
Como de costume, me pego pensando no que Deus pensa à respeito do assunto e concluo que meu primeiro pensamento (de que não ter expectativas é sinônimo de MEDIOCRIDADE) está em sintonia com o dEle.
Em Jeremias 29:11 diz: "Porque eu bem sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que esperais."
Através desse, e de outros versículos fica mais do que claro que viver na filosofia de "deixa a vida me levar" não está de acordo com a vontade de Deus pra nós. Ele espera que esperemos por algo.
Há cerca de três semanas atrás fui à um culto onde no final, o pastor pediu que fizessem uma fila e orou por cada um especificamente. Quando chegou a minha vez, ele disse apenas algumas frases, mas uma em especial me chamou a atenção: "Deus, traz de volta a expectativa ao coração dela."
Expectativa????? Aquele negócio que todo mundo diz que prefere não ter??? Tem certeza??? rs... Foi o que por um instante pensei. Analisei meu coração em seguida e percebi que de fato expectativa era algo que há muito tempo já não havia ali.
É claro que planto minhas sementinhas no hoje visando o amanhã mas, aquela ansiedade gostosa (e saudável), aquele entusiasmo e motivação pelo que o futuro pode me trazer, já não existia em mim mais como um dia existiu.
Me tocou ver o quanto Deus se importa e se interessa não somente em como vivo, mas em como me sinto enquanto vivo. Ele se importa com o mais oculto do nosso coração, com nossos sentimentos e jeito de encarar a vida.
Se existia em mim ainda algum vestígio de dúvida sobre o tema "expectativa", posso dizer que saí daquele culto com a plena convicção de que criar expectativas é o melhor. Ainda que certamente nos frustremos algumas vezes, vale à pena crer em dias melhores, crer na recompensa de nossos esforços, crer que Deus nos tem reservado surpresas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário